Gluteoplastia

22707333_sO QUE É?

Uma cirurgia plástica relativamente nova e que está em alta, tendo muita procura. A gluteoplastia de aumento é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos.

Pode ser realizada por duas maneiras: pelo implante de silicone ou pela enxertia de gordura, retirada do próprio paciente, tratada e inserida.

Atualmente, a gluteoplastia com implantes de silicone tem sido a preferência para pacientes com pouca gordura corporal, pela  sua previsibilidade dos resultados, uma vez que a gordura muitas vezes é absorvida mais do que se desejaria, podendo frustrar o resultado desejado pelo paciente.

O enxerto de gordura na gluteoplastia geralmente e combinado com a lipoaspiração corporal onde a gordura retirada é colocada nos glúteos para remodelar e dar volume.

A efetividade da gluteoplastia de aumento – cirurgia plástica de glúteos – se deve principalmente pela possibilidade de se restaurar, o volume e a forma da região glútea que estava prejudicada, resultando num bumbum bonito e atraente.

Sem dúvidas, uma das áreas anatômicas mais valorizadas é a região glútea. É fato que os brasileiros tem fama de terem bonitos e volumosos contornos corporais, principalmente as mulheres. Os gluteos, quando bem modelados, conferem harmonia e graça, significam beleza e saúde, além de terem importante papel no visual corpóreo.  No Brasil, o padrão dos glúteos é muito mais elevado do que em qualquer outra parte do mundo, sendo considerados um dos símbolos sexuais mais venerados por homens e mulheres e podem influenciar drasticamente na autoestima e na autoconfiança de uma pessoa. Quando a genética não foi muito favorável ou quando outros agentes (perda de peso, tempo e gravidade) prejudicaram esta importante região do corpo, a cirurgia plastica moderna propõe o tratamento com a gluteoplastia de aumento, a solução para ter um bumbum atraente.

 

Sobre os Glúteos

Basicamente, os glúteos são músculos do quadril que compõem esta região glútea e ficam localizados na porção inferior do ser humano, abaixo da cintura e logo acima dos músculos posteriores de coxas. São divididos em três: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo.

  • O glúteo máximo é o maior dentre os três e recobre o gluteo médio e mínimo. Tem por função a extensão e rotação lateral do quadril. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo inferior;
  • O glúteo médio está inserido lateralmente recobrindo o músculo gluteo mínimo. Tem por função a abdução e a rotação medial da coxa. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo superior;
  • O glúteo mínimo é o mais profundo dentre os três e se localiza logo abaixo do gluteo médio. Tem as mesmas funções do glúteo médio de abdução e rotação medial da coxa, com a diferença que suas fibras anteriores realizam flexão do quadril. Sua inervação se dá pelo nervo glúteo superior.

Popularmente, os glúteos são conhecidos como um só músculo por serem interligados e agirem sempre em conjunto. Porém, são três importantes músculos que ajudam, inclusive, no movimento de nossas pernas.

 

Para quem está indicada a Gluteoplastia?

A gluteoplastia é indicada para pacientes maiores de 16 anos, pois geralmente nesta idade a estrutura corporal já está quase toda formada. Os pacientes que não foram ajudados pela genética, com atrofia dos glúteos, que tenham glúteos pequenos e disformes, que tiveram uma perda de peso importante, com muita flacidez ou que estão sob os efeitos do tempo e da gravidade simplesmente, são ótimos candidatos à gluteoplastia – prótese silicone nos glúteos. Para os que desejam apenas realçar e melhorar a aparência do bumbum podem também se beneficiar da cirurgia de implantes de silicone nos glúteos ou gluteoplastia. Em casos onde o enxerto de gordura não deve conseguir um resultado satisfatório ou previsível, a colocação de implantes de silicone gel nos glúteos consegue atingir um resultado duradouro e atraente, com mínimas cicatrizes visíveis.

 

Os Implantes Glúteos para Gluteoplastia

Os implantes glúteos de silicone foram desenvolvidos com a finalidade de aumento do volume, correção ou reconstrução dos glúteos. Existem diversos tipos de implantes com características peculiares, visando atender as diferentes necessidades de cada cirurgião plastico.

Os implantes são apresentados em dois formatos diferentes para que seja possível a melhor adaptação anatômica e adequação aos anseios do paciente, quais sejam, forma oval ou quartzo e forma redonda.

Outra característica importante dos implantes gluteos é de sua superfície: lisa, não sendo texturizada ou revestida. A escolha pela prótese de silicone lisa se dá, pois, ao colocá-la entre os músculos (gluteo maximo e médio), não há riscos de sangramento ou lesão, como pode acontecer com as próteses texturizada e revestida.

 

Vida Útil do Implante Glúteo de Silicone

A vida útil do implante de glúteo é eterna, ou seja, uma vez posta, a protese de silicone dos gluteos não precisará ser trocada. É claro que o paciente deverá seguir todas as instruções do pós-operatório da gluteoplastia para que nada aconteça com os implantes de silicone, principalmente, para sua boa manutenção.

 

Vantagens da Gluteoplastia

  • cirurgia plástica que transforma completamente a forma e contorno dos glúteos;
  • cirurgia plástica realizada em centro cirúrgico, para maior segurança do procedimento;
  • totalmente eficaz para glúteos atrofiados, flácidos, pequenos e sem volume, assimétricos, sem projeção ou com pequenos defeitos;

Benefícios trazidos pela Gluteoplastia

Por mais que o bumbum não esteja localizado numa região central ou na face – lugares que geralmente chamam muita atenção e dificilmente podem ser disfarçados -, ele pode influenciar diretamente na autoestima de uma pessoa. As vezes, uma pequena “ajuda” que a cirurgia plástica de glúteos pode proporcionar muda muito nossos pacientes, não só externamente, mas interiormente também.

 

Pré-operatório

O grau de hipotrofia (diminuição de volume) muscular e flacidez dos glúteos para que possa ponderar sobre a necessidade de realizar a gluteoplastia com prótese de silicone ou com enxerto de gordura nos glúteos. Na maioria das vezes, a procura pelo cirurgião plástico ocorre nos casos em que se necessita de um resultado maior que o simples enxerto de gordura pode dar, reiterando a crescente procura pelo silicone nos glúteos e sua satisfação após essa cirurgia. A avaliação das medidas anatômicas do paciente se dá de forma meticulosa e baseada em estudos matemáticos,

 

A média de volume escolhida para a cirurgia plástica de glúteos tem sido de 300mL  em cada glúteo -, porém, isto é muito individual. A escolha do tamanho é baseada no resultado desejado pelo paciente, sendo necessária uma avaliação prévia de suas medidas anatômicas para que se decida o tamanho dos implantes que irá utilizar na gluteoplastia.

 

Exames solicitados  

Antes da gluteoplastia e de qualquer cirurgia realizada alguns exames são solicitados, para que se possa saber do estado e da saúde em que o paciente se encontra. São fundamentais tanto para a segurança do paciente, quando para a do cirurgião e do próprio procedimento, pois muitas vezes os pacientes não sabem informar ao médico de alguns fatores que possam vir a interferir na cirurgia plástica de glúteos. São alguns dos exames solicitados ao paciente antes de realizar a gluteoplastia: exames de sangue (hemograma completo, coagulograma, função renal, glicemia e proteínas), de urina (Urina I), eletrocardiograma e risco cirúrgico (avaliação com um cardiologista).

 

Medicamentos que devem ser suspensos

Recomenda-se que o paciente suspenda alguns medicamentos que, por interferirem diretamente na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia ou na adrenalina injetada, não devem ser usados pelo paciente quinze dias antes e e nem depois da cirurgia plástica de gluteoplastia – cirurgia plástica de glúteo -, dentre eles estão:

  • Ácido Acetilsalicílico, ou também AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Alka Seltzer, Bufferin, etc.;
  • Ginkgo Biloba;
  • Medicamentos com Chá Verde ou Ômega 3;
  • Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc);
  • Anticoagulantes naturais, como a Arnica;
  • Antidepressivos tricíclicos, que são: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina, etc.;
  • Medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc.

Medicamentos para dormir e ansiolíticos, de um modo geral, não precisam ser descontinuados antes de se realizar a gluteoplastia. Porém, é muito importante que o paciente Informe sempre ao médico sobre qualquer tipo de remédio que esteja tomando, pois ele pode interferir diretamente no procedimento cirúrgico e na cicatrização.

Orientações Pré-operatórias da Gluteoplastia:

  • fazer jejum absoluto nas 8h que antecedem a cirurgia;
  • tabagismo suspenso por 20 dias que antecedem a cirurgia;
  • não fazer uso de bebidas alcolicas nos 10 dias que antecedem a cirurgia de gluteoplastia;
  • realizar os exames dentro do prazo estipulado pelo cirurgiao plastico;
  • não fazer o uso de qualquer um dos medicamentos supra-citados;
  • descansar e relaxar bem na noite que antecede a cirurgia;
  • levar uma troca de roupas que sejam folgadas;
  • não usar nenhum tipo de maquiagem ou esmaltes escuros para cirurgia.

 

A Sedação e Anestesia Peridural na Cirurgia de Glúteos 

A gluteoplastia é realizada com o paciente sedado e anestesiado. Não há necessidade de se realizar a anestesia geral para este procedimento, tendo em vista que será somente a colocação de próteses de silicone nos glúteos ou o enxerto de gordura, mas em alguns casos poderá ser utilizada. A sedação depende muito de cada paciente e de seu estado de saúde. Dentre os medicamentos existentes para sedação.

A Cirurgia

Inicia-se a gluteoplastia com o paciente anestesiado e sob sedação. Faz-se, então, uma discreta e baixa incisão entre os glúteos (zona interglútea), que fica imperceptível no pós-operatório.

Em seguida, é realizado a chamada dissecção, ou seja, ele cria um espaço no meio do músculo glúteo, para que se possa introduzir os implantes de silicone.

sutura (fechamento) da cirurgia de protese de gluteos é feita com pontos internos absorvíveis com o fio de Vicryl, seguida de uma sutura externa com fio monocryl.

O resultado é praticamente imediato e a cicatrização ocorre de modo rápido. Os cuidados de pós-operatório, quando comparados com os implantes mamários, devem ser maiores.

 

O Tempo do procedimento

A cirurgia plastica de gluteos tem seu tempo estimado em uma hora e meia, caso ocorra tudo normalmente. Pacientes com variações anatômica que possam dificultar a técnica anestésica e de dissecção do espaço para a colocação dos implantes de silicone é um dos fatores que podem fazer com que o procedimento da gluteoplastia se prolongue.

 

Tempo de Internação

Os pacientes que realizam a cirurgia plástica de glúteos deverão ficar internados no hospital o tempo necessário para a melhora clínica após avaliação e liberação do cirurgião.  Apesar de que não há dor importante na recuperação, o paciente deverá lembrar sempre dos cuidados do pós-operatório que deverão ser observados para que nada interfira no resultado final da gluteoplastia.

 

Pós-operatório

Além desse cuidado, no primeiro mês não se pode realizar esforços físicos, como academia, e não se deve usar salto alto. Dirigir deve esperar para depois do trigésimo dia, quando já se pode sentar, dormir de lado, fazer exercícios físicos leves e usar salto alto. Após dois meses da cirurgia pode-se realizar qualquer esforço físico, inclusive exercícios aeróbicos como corrida, ou academia com peso.

Utiliza-se uma malha compressiva depois da cirurgia plástica de gluteoplastia e por um período total de aproximadamente 1 mês.

Os pontos e a cola são removidos entre a segunda e terceira semana, devido a uma cicatrização um pouco mais lenta, característica da região sacral.

A cirurgia não impede, depois de sua recuperação total, após dois meses da gluteoplastia, de sentar-se normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de movimento. Entretanto, cumpre lembrar que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes de silicone.

 

Como fica a cicatriz da Gluteoplastia?

Por ficar localizada na porção inferior lombar, num lugar estratégico entre os gluteos, a pequena cicatriz que resulta da gluteoplastia tem ótima aceitação por parte dos pacientes. Além disso, tem boa evolução durante a recuperação, ficando quase que imperceptível. Pacientes que realizaram a gluteoplastia podem esconder a pequena cicatriz pelo biquíni, pela calcinha ou cueca, não ficando, assim, exposta ou aparente.

 

Quais são as possíveis complicações de uma Cirurgia Plástica de Glúteos?

A gluteoplastia possui riscos como qualquer outro procedimento de médio porte em cirurgia plástica, pois trata-se de um procedimento cirúrgico. Alguns deles são: a deiscência, seroma, hematoma e alguns casos até infecção levando a alguns casos retirada da prótese.

É importante deixar bem claro para a paciente principalmente aquela que escolhe o uso de prótese que a mesma é um corpo estranho, podendo ter respostas diferentes em cada organismo desde a seromas, deiscência e até infecção local, por trata-se de uma área próxima a região perianal.

10 Comments

  • Qual o valor da primeira consulta para orçamento.

    • Priscila seja bem vinda, checando meus e-mail percebi que não foi respondido sua pergunta.
      Aqui quem fala é o Dr. Ricardo Souza Lima
      A gluteoplastia é um procedimento de alta satisfação de meus pacientes. Importante saber qual a melhor opção para você se é com implante de prótese ou enxertia.

      Estaremos de recesso até o dia 1 de agosto mas será um prazer falar por e-mail.
      Estou enviando o link com meus artigos sobre esse tema e aguardo você para uma avaliação
      http://www.ricardoplastica.com/?s=gluteoplastia

      Um abraço,
      Dr. Ricardo Souza Lima

  • ismair junior says:
    30 Março, 2017 at 16:48

    Responder

    Boa tarde,onde fica a clinica?
    vcs atendem algum tipo de convenio??

    • Eliza Amâncio - Administrativo says:
      13 Abril, 2017 at 13:55

      Responder

      Boa Tarde Ismair, seja bem vindo!

      Ismar nosso endereço é Rua Rio Grande do Norte, 1560 – sl 704 – Funcionários, Belo Horizonte/ MG.
      Referente ao plano de saúde, atendemos alguns convênios sim.
      Entre em contato com a Clínica, podemos informar melhor quais convênios de atendimento.

      Será um prazer atende lo.

      Atenciosamente,
      Eliza Amâncio
      Secretária Clínica Dr Ricardo Souza Lima
      (31) 3223-1513.

  • Ana Carolina da Silva says:
    8 Março, 2016 at 11:12

    Responder

    Olá Dr, queria saber a respeito dos orçamentos dessa cirurgia.Sou do interior de Minas e gostaria de saber aproximadamente o valor dessa cirurgia. Estou muito interessada em fazê-la. Espero atenciosamente a resposta. Obrigada!

    • Olá Ana Carolina, seja bem vinda a Clínica Dr. Ricardo Souza Lima!
      Bom Ana, referente a valores de procedimentos, por uma questão de ética do Conselho de Medicina, nós não podemos informar sem que o Dr. Ricardo avalie o paciente pessoalmente. Dr. Ricardo é muito correto e ético, mas podemos agendar uma consulta para que você possa tirar todas as suas dúvidas e receber seu orçamento em mãos.
      Será um prazer recebe la em nossa Clínica, entre em contato pelo (31) 3223-1513 e agendaremos o melhor horário para você.

      Atenciosamente,
      Eliza Amâncio
      Secretaria Clínica Dr. Ricardo Souza Lima

  • Olá, Dr.!
    A prótese pode ser sentida, quando tocada?

    • Dr.Ricardo Souza lima says: (Author)
      21 Janeiro, 2016 at 18:44

      Responder

      Bom antigamente a prótese ela colocado logo abaixo da pele realmente sendo possível sentir. Hoje a técnica evoluiu e o prótese é implantada em um plano intra muscular como um sandwich ou seja ela fica 4 a 5 cm dentro da musculatura do glúteo máximo que corresponderia a metade da espessura desse músculo.
      Um abraço.

  • Ola..queria marcar uma avaliacao e ornamento

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Website Field Is Optional

//Custom Script